leitura labial do google

Inteligência Artificial para ler lábios

rastrear objetos dos correios por código rastreador de encomendas

Google “ensina” Inteligência Artificial a ler os lábios

A tecnológica de Mountain View está desenvolvendo Inteligência Artificial que seja capaz de ler os lábios. Através da sua divisão DeepMind, a Google quer desenvolver o software de leitura orofacial mais precisa de todas, que tem muitos aspetos positivos, mas também traz os seus problemas éticos.

labios-1024x363

Em parceria com a Universidade de Oxford, os investigadores da DeepMind, o braço da Google que se dedica à Inteligência Artificial, desenvolveram um software que consegue ler os lábios com uma acuidade de 46,8%.

leitura labial do google

De acordo com o The Verge, a IA da DeepMind, batizada de “Watch, Listen, Attend, and Spell”, analisou mais de 5.000 horas de programas televisivos da emissora BBC sobre política. Apesar de o grau de precisão ter ficado aquém do que seria desejado, é referido que um leitor de lábios profissional – um humano, bem entendido – apenas conseguiu acertar em 12,4% das palavras.

Consta que esta tecnologia tem um amplo leque de aplicações, tais como permitir que pessoas com incapacidades auditivas possam compreender de melhor forma conversas, tanto televisivas como no mundo real.

Pode também vir a ser integrada em óculos de realidade aumentada. Desta forma, bastaria apenas olhar para uma pessoa para saber o que ela estaria a dizer. No entanto, esta aplicação pode ter implicações legais menos positivas, como por exemplo a violação do direito à privacidade, caso seja utilizada para “escutar” as conversas alheias e não para tentar descortinar o que está a dizer a pessoa que se encontra à nossa frente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Protected by WP Anti Spam