Leonardo da Vinci e as letras ocultas da Monalisa

Ele escondeu códigos de verdade em seus quadros?


Ele escondeu códigos de verdade em seus quadros?

Sim, escondeu. E o fez, inclusive, em uma de suas obras mais famosas, Mona Lisa. A descoberta foi feita em 2010 pelo pesquisador italiano Silvano Vinceti, presidente da comissão nacional de patrimônio cultural da Itália.

Ao analisar a pintura com a ajuda de um microscópio eletrônico, ele encontrou uma série de letras nas duas pupilas da moça retratada. Invisíveis a olho nu, elas foram pintadas com tinta preta sobre fundo verde e marrom escuros. As da pupila esquerda estão ligeiramente borradas. Na direita, identificam-se claramente as letas “LV” (de Leonardo da Vinci). Na esquerda, algo parecido com “CE” ou “CB”.

monalisa code

O que elas significam? Não se sabe. Vinceti acredita que as letras podem ser iniciais do nome da modelo, o que derrubaria a tese de que a retratada era a florentina Lisa Gherardini. O pesquisador está convencido de que a pintura não foi feita em Florença entre 1503 e 1506, como se supõe, mas em Milão na década de 1490. A modelo, portanto, provavelmente seria uma mulher da corte de Ludovico Sforza, o duque local.

Postado na categoria: Bonito de Ver - Palavras chave: , , , ,