Andando em Marte

Desde setembro de 2008 até agosto de 2011, o robô Opportunity que explora o planeta Marte tirou uma fotografia de “fim de expediente” ao final de cada dia em que ele se movimentou.

Ao todo, são 309 imagens, que a Nasa compilou em um vídeo para registrar os 21 km que o Opportunity percorreu no período.

As fotos mostram a superfície de Marte coberta de pequenas crateras.

Ao longo do vídeo, se pode notar a aparição no horizonte da cratera Endeavour e diversos desvios que o robô foi obrigado a fazer devido a obstáculos de terreno.

A equipe da agência espacial americana também produziu uma “trilha sonora” para o vídeo.

Utilizando dados referentes a cada dia registrado, cientistas transformaram as baixas frequência da vibração do acelerador do robô em frequências audíveis.

Sons mais altos representam terrenos acidentados enquanto sons suaves são de quando o robô se movia na areia.

Os robôs Opportunity e Spirit chegaram à Marte em 2004 e tinha missões previstas de apenas três meses, mas ultrapassaram a marca por anos.

O Spirit deixou de funcionar em 2010, e o Opportunity segue explorando a cratera Endeavour.

Ainda este ano (2011), a Nasa enviará um novo robô ao planeta vermelho, será o Curiosity, o mais moderno robô já enviado a outro planeta.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Protected by WP Anti Spam